A biografia de 20 pessoas muito importantes na história.

,, ,,

Com uma carreira meteórica, mas curta, interrompida por sua morte prematura, aos 36 anos, em 19 de janeiro, Elis Regina, nascida em Porto Alegre, em 17 de março de 1945, é considerada uma das melhores cantoras da história da música. Brasil . Ele venceu o primeiro Festival de Música Popular do Brasil, em 1965, realizado pela TV Excelsior, com a música Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes. Elis, que cantou desde os 11 anos em programas de rádio, tinha o apelido de 'Pimentinha'. De Tchetchelnik, uma vila na Ucrânia que então pertencia à Rússia, o nome de Haia se tornou Clarice quando ela chegou a Maceió, no nordeste do Brasil, com quase dois anos de idade, em 1922. Clarice Lispector é considerada uma das escritores brasileiros mais importantes. Século XX

,

Se o corpo foi embalsamado e seu corpo exposto a visitas até que, durante o golpe que derrubou Perón, seu corpo foi roubado e enterrado no cemitério monumental de Milão. Carmen Miranda nasceu em Portugal por acaso, mas chegou ao Brasil com apenas um ano de idade e se tornou um dos maiores símbolos do país. Ela foi responsável por colocar o país no mapa mundial do showbiz e se tornou a mulher mais bem paga nos EUA. EUA Em meados da década de 1940. Ele também era responsável por aproveitar o tropicalismo, o movimento cultural mais importante da história do Brasil. Além disso, ela até se separou do marido para viajar pelo país em favor da alfabetização secular dos índios.

,

Em 2016, Ana foi nomeada diretora da unidade de investigação de casos de feminicídio no país e, desde o início do ano, é coordenadora especial do Ministério Público de El Salvador para mulheres e feminicídios. Depois que um vídeo dela gritando com um homem que tentou assediá-la se tornou viral na Internet, Marie criou uma plataforma na qual as mulheres podem compartilhar histórias de abuso que sofreram nas ruas. Julia se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na Austrália e atualmente se dedica a promover a educação e a liderança entre mulheres e meninas.

,

Ela teve cinco filhos, mas nunca negligenciou as frentes de batalha, mesmo enquanto estava grávida. Nunca frequentando a universidade, Lota foi um dos arquitetos mais importantes do Rio de Janeiro na década de 1960.

,

Sediada nos Estados Unidos, Cori foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel de Medicina em 1947, devido a seus estudos e descobertas que expandiram sua compreensão sobre o diabetes. Em pesquisa realizada em 1977, ela foi escolhida para presidir o número 5 da Academia Brasileira de Letras, sendo a primeira mulher a ocupar um lugar na ABL. Ela também foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões em 1993. Além de ganhar exposições internacionais na década de 1960, a designer brasileira criou modelos personalizados para artistas de todo o mundo, como a atriz Joan Crawford e a dançarina Margot Fontaine.

,

Fundadora da congregação da Missionária da Caridade, Madre Teresa era uma mulher de fé inabalável. Nascida na Turquia, era freira católica beatificada pela igreja em 2003.

,

Da mesma forma, ela é a única tenista brasileira a ter seu nome no International Tennis Hall of Fame, uma homenagem que recebeu em 1978. Se ainda é estranho uma mulher seguir uma carreira em engenharia, imagine-a na década de 1940. Enedina Alves Marques, nascida em Curitiba, era professora de matemática. Ele entrou na Universidade Federal do Paraná em 1940 e teve que conciliar trabalho e estudo. Com a abordagem dos Estados Unidos e do Brasil, devido à política de boa vizinhança, Carmen Miranda vai a Hollywood, em 1939, para gravar filmes e fazer shows.

,

  • Considerado o pioneiro da enfermagem no Brasil, Nery ajudou na Guerra do Paraguai em 1865, sendo considerado o primeiro enfermeiro do país.
  • Seu talento foi descoberto no famoso show do primeiro ano da Rádio Tupi nos anos 50.
  • Em 1945, ele conseguiu convencer a Escola Caetano de Campos, onde lecionava, a implementar o primeiro curso de especialização para professores para ensinar aos cegos.
  • Ela morreu em 1928, ano em que o sufrágio universal para mulheres começou a entrar em vigor na Inglaterra.
  • Depois de tentar sua carreira artística na adolescência, sem sucesso, o jovem Adolf decidiu se juntar ao exército e lutar na Alemanha pela Primeira Guerra Mundial.

,

Tarsila é um dos nomes centrais na primeira fase do modernismo artístico no Brasil e foi um dos responsáveis pela organização da revolucionária Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo. Que Zumbi era o líder de Quilombo dos Palmares, todo mundo sabe disso, mas quantas vezes você já ouviu falar de Dandara?

,

Nise também é o fundador da Sociedade Internacional de Expressão Psicopatológica ("Sociedade Internacional de Psicopatologia da Expressão"), com sede em Paris. Em uma carreira de 50 anos, o cientista publicou mais de 500 pesquisas sobre bactérias. Ele até ocupou a vice-presidência da Academia Brasileira de Ciências e foi indicado ao Prêmio Nobel de Química em 1997, mas nunca acreditou que seria premiado. Sem nunca abandonar a pesquisa científica, Döbereiner morreu aos 75 anos em Seropédica, no interior do Rio de Janeiro, onde vive desde que se mudou para o Brasil. Ela desafiou a sociedade no final do século 19 como a primeira mulher a entrar na faculdade de medicina.

,

No meio da ditadura militar, Leila era uma defensora do amor livre e da emancipação feminina. Ela foi pioneira em usar um biquíni na praia durante a gravidez e abriu o caminho para que esse tabu fosse desmistificado. Aos 20 anos, ela foi uma das melhores musas da televisão brasileira e também a que falou mais abertamente sobre sexo. Ela estava voltando de uma viagem à Austrália e sua filha tinha apenas 7 meses de idade na época. Que Gisele é a melhor modelo brasileira que todos conhecem, mas você pode dizer quem liderou o caminho para ela e todas as outras blusas fabricadas no Brasil?

,

Nascido na Alemanha em uma família de classe média, o filósofo socialista revolucionário Karl Marx criou uma nova maneira de fazer política que influenciou o curso da história no século XX. Ele deveria ser advogado, como seu pai, mas sempre gostou de filosofia e se tornou médico sobre o assunto aos 23 anos. No entanto, sua posição contra a elite ditatorial da Prússia o manteve fora da sociedade por toda a vida.

,

Até hoje, no entanto, as palavras de suas idéias como "comunismo, luta de classes, materialismo, sindicalismo, direita e esquerda" não saem da boca das pessoas. Ada Augusta King, nasceu sob o nome Byron e foi a primeira mulher a escrever uma linguagem de programação. A mãe incentivou a menina desde criança a estudar matemática e a apresentou ao rei da Inglaterra. Foi através de um grupo de amigos da realeza que ele conheceu, aos 17 anos, Charles Babbage, um dos principais matemáticos da época que desenvolvia uma máquina analítica, como uma calculadora gigante.

, Mulheres que fizeram história